Em uma das partidas mais aguardadas da primeira rodada, o português Gastão Elias conseguiu avançar para as oitavas-de-final do IS Open, torneio do circuito Challenger (US$ 35 mil/Saibro), em São Paulo, ao vencer na base da raça, recuperando-se de 2 match-points, o brasileiro e cabeça 3 Ricardo Mello, parciais de 5/7 6/4 7/6 (1). “O ponto crucial foi no 5-3, eu sacando, tive match-points, mas acabei dando dupla-falta. Perdi ali um pouco o foco da partida e a concentração”, analisou Mello.
O confronto, que levou 2h52min de jogo, marcou nova derrota do campineiro após cair, na semana passada, na primeira rodada do Challenger de Santos (vencido por Júlio Silva). Mello promete reforçar “Tenho que colocar um pouco mais de atenção nos treinos, ter um pouco mais de paciência comigo mesmo nos jogos. São momento difíceis no jogo que você precisa ter paciência. Sei o que preciso fazer, continuar acreditando e ir preparado para o Challenger de Rio Quente”, concluiu o brasileiro.
Gastão Elias, por sua vez, tenta repetir na capital paulista a campanha como finalista deste ano do Aberto de São Paulo. Na próxima rodada, o português número 205 do mundo tem pela frente outro brasileiro: Fernando Romboli, convidado da organização, que avançou nesta segunda-feira com vitória parcial por 6/3 e abandono do s&érvio Nikola Ciric antes do início do segundo set.
Presenças ilustres
Na sede do Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, a partida entre Mello e Elias foi acompanhada de perto por importantes nomes do tênis, como o espanhol Felix Mantilla, treinador do australiano James Duckworth, Larri Passos, que acompanha Tiago Fernandes, e Fernando Meligeni. Outro que esteve presente foi Jaime Oncins, treinador de Gastão Elias.
Outros resultados – 1ª rodada (IS Open)
(1) Blaz Kavcic (SLO) 2×1 Maximo Gonzalez (ARG) – 6/4 1/6 6/3
Marco Grugnola (ITA) 2×0 Sebastian Decoud (ARG) – 6/3 6/3
Por Renan Justi, em São Paulo
(foto: João Pires)